domingo, 3 de outubro de 2010

Expansão do Metrô BH



Anúncio criação de mais duas linhas


A  capital poderá contar com a ampliação do número de trens ou a expansão do atual ramal até a Copa de 2014, conforme informou a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O anúncio dos projetos feitos em agosto reacendeu a esperança dos moradores da capital e região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a CBTU foram analisados os principais corredores de tráfego de Belo Horizonte e as vias de acesso aos demais municípios da RMBH. Entre eles destacam-se a Av. Pedro II, a Carlos Luz, a Antônio Carlos, a Amazonas, a José Cândido da Silveira, a Cristiano Machado, a Nossa Senhora do Carmo, e a Raja Gabaglia. A partir da análise dos volumes de tráfego nestas vias, foram propostos sete cenários de implantação de sistemas sobre trilhos no âmbito metropolitano.
Segundo a CBTU será feita a aquisição de dez novas composições para a Linha 1 (ramal Eldorado-Venda Nova)  em até dois anos. Projetos executivos para as linhas 2 (Hospitais/Barreiro) e 3 (Pampulha/Savassi),  ficarão prontos no primeiro trimestre de 2011. Os objetivos do projeto é a inserção do sistema metroviário no hipercentro de Belo Horizonte e estruturar o transporte público de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014. Não foi descartado os esforços para que a linha 1 do metrô seja ampliada em Contagem e Betim. São grandes os benefícios da ampliação para o transporte público em BH. Com uma composição do metrô é possível retirar do centro da capital cerca de dez ônibus de uma única vez, informou a BHTRANS.
O estagiário de geografia Gustavo de Oliveira disse ter conhecimento dos projetos de ampliação do metro e acrescentou que é importante verificar o impacto ao meio ambiente causado pela ampliação. Gustavo também falou sobre a dificuldade da lotação nos horários de pico, e que o metro ainda não tem estrutura suficiente para comportar o número de pessoas que utilizam o transporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário